EFEITO SANFONA

Atualizado: Jun 20

TODO EXCESSO ESCONDE UMA FALTA.





Introdução

O fenômeno de perder e ganhar peso repetidas vezes é chamado efeito sanfona ou iô-iô. As pessoas mais atingidas pelo efeito sanfona são aquelas que buscam emagrecer usando dietas milagrosas, nas quais há grande perda de peso de forma rápida. “A verdade é que o processo de emagrecimento apresenta grande influência na manutenção do peso. Após uma dieta de restrição drástica, o risco de aumentar o peso de gordura corporal é muito maior porque a pessoa não sofreu uma reeducação nutricional” "(1)

Outro fator que faz com que o ganho de peso aconteça novamente e de forma rápida é que, durante o processo de emagrecimento, é necessário estabelecer um equilíbrio funcional de todo o organismo, para adaptá-lo a nova realidade, da pessoa mais magra. Se o processo for muito rápido, o organismo não consegue se adaptar e as chances de ganhar o peso de volta são enormes (1).





A redução drástica na alimentação provoca redução do nível de leptina no sangue (hormônio encarregado de produzir saciedade no cérebro) e aumento nas concentrações de grelina (hormônio produzido no estômago com função de estimular o apetite), levando o paciente a recuperar rapidamente o peso perdido e entrar no efeito sanfona” (2).


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O emagrecimento rápido leva à perda da massa magra e diminuição do metabolismo basal (energia necessária para o organismo funcionar em repouso). “Por isso, ao encerrar a dieta, o peso volta rapidamente” (2).

Efeito Sanfona O emagrecimento é uma adaptação do organismo por ingestão de baixas calorias. É considerado um emagrecimento saudável quando este é de 1kg no período de 1 semana a 10 dias. Se ocorrer um emagrecimento rápido em função de dietas muito restritas em calorias, as células adiposas murcham rapidamente e não há uma adaptação adequada pelo organismo, formando espaços entre as células, e nestes, formam-se novas células adiposas iguais as que já existiam, processo este, denominado: hiperplasia (aumento do número de células). Quando o indivíduo volta a se alimentar como antes, já que não adquiriu hábitos saudáveis, estas calorias que antes eram normais ao organismo, tornam-se um excesso, e as células que murcharam, “engordam” (hipertrofia) juntamente com as novas células adquiridas pelo emagrecimento rápido, levando ao ganho de peso. Para não ocorrer este efeito sanfona, ou engordar mais do que o peso inicial, é fundamental que haja tempo para o organismo adaptar-se a perda de peso e assim mantê-lo (3). Malefícios Mas não é só no peso e no aspecto corporal que estão as consequências do efeito sanfona. “Uma grande diversidade de patologias e disfunções metabólicas estão associadas ao emagrece/engorda constante, como hipertensão arterial, alguns tipos de câncer, como o de mama, colesterol alto, enfermidades na vesícula biliar, além de sintomas decorrentes de possíveis deficiências nutricionais, como anemia e baixa resistência imunológica” (1). Além disso, o efeito iô-iô também pode desenvolver problemas psicológicos, como a depressão, que acaba desencorajando a pessoa a alcançar uma perda de peso efetiva. “Também é comum ele resultar em um maior depósito de gorduras na região abdominal, sendo que o excesso de gorduras nessa região está envolvido com o maior risco de desenvolver diabetes tipo II e doenças cardiovasculares” (1).

Dica

s para se prevenir do efeito sanfona


Confira agora as dicas de ouro da nutricionista para que o seu emagrecimento seja mais eficaz e saudável:


- A dica fundamental para prevenir o efeito sanfona é a mudança de estilo de vida, com base nas mudanças de hábitos alimentares e na prática regular de atividades físicas. A meta é conseguir alcançar o emagrecimento de forma gradual, como consequência das mudanças de hábitos, de maneira que haja tempo para haver uma adequação metabólica, um reestabelecimento do equilíbrio físico e emocional;


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- A alimentação deve respeitar as necessidades individuais, por isto, é necessário se fazer uma avaliação detalhada e geral previamente;


- Uma boa dica é fracionar a alimentação, durante o dia, em cinco ou seis refeições. Com isso, você evita o acúmulo de calorias em uma única refeição e situações de jejum prolongado, que fazem o organismo acumular maior quantidade de gorduras;


- Fazer trocas inteligentes dos alimentos também ajuda a garantir um ótimo resultado. Substitua, por exemplo, queijos amarelos pelo branco, optar sempre por carnes magras, peixes e aves (sem pele), aumente o consumo de frutas, verduras e, em vez de consumir carboidratos refinados, dê preferência aos integrais, como arroz integral, cookies integrais, barrinhas de cereais, entre outros. Além de serem mais nutritivos, são ricos em fibras e, com isso, promovem uma maior saciedade;


- Por fim, lembre-se que é muito importante procurar a ajuda de um profissional, como um nutricionista, que possa auxiliar e orientar a perda de peso para que ela ocorra de maneira efetiva e saudável.


As pessoas sedentárias, ou que ficam horas sem comer estão mais propensas a desenvolver o efeito sanfona. “A ingestão de carboidratos e fibras geram um aumento gradativo da glicemia e da insulina e, dessa forma, manteremos a saciedade por 3 a 4 horas” (2).


A primeira regra para quem sofre do efeito sanfona é controlar a alimentação. “Comer a cada três horas mantém o metabolismo ativo, ou seja, fazer de cinco a seis refeições ao dia. A alimentação deve ser rica em alimentos funcionais com baixo índice e carga glicêmica (açúcar)” (2).


Os exercícios também participam no controle do engorda-emagrece. “Não caia na ilusão das dietas fáceis e milagrosas. Procure a ajuda de um profissional habilitado”, complementa. Outra dica é se preocupar com o pós-dieta: “Mantenha o acompanhamento médico até que o padrão alimentar esteja incorporado. Além dos exercícios também é importante não descuidar do psicológico que influencia muito no ganho de peso” (2).


Conclusão


O efeito sanfona tem como causa principal a alimentação desregulada. Infelizmente, as pessoas buscam emagrecer rapidamente e deixam de consumir alimentos essenciais ao metabolismo. Para uma vida saudável, é necessário suprir as doses diárias de macro e micronutrientes, sem privação.


Referências Bibliográficas


1. EFEITO SANFONA. Disponível em: <http://cristianaarcangeli.com.br/saude-e-nutricao/efeito-sanfona-nunca-mais-veja-como-evitar-ganhar-peso-depois-de-uma-dieta/>. Acesso em: 25 out. 2012.


2. EFEITO SANFONA. Disponível em: <http://corpoacorpo.uol.com.br/dieta/nutricao/dietas-drasticas-provocam-o-efeito-sanfona/2368>. Acesso em: 25 out. 2012.


3. EFEITO SANFONA. Disponível em: < http://www.clinicadenutricao.com.br/nutricaoesaudefinal.php?id=885>. Acesso em: 25 out. 2012.

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